HOMENAGEM

FAB lança série sobre as memórias do Brigadeiro do Ar Athayde

As imagens refletiram histórias do veterano, desde seu ingresso na Força Aérea Brasileira, em 15 de Março de 1941 até os dias atuais
Publicada em: 03/12/2023 09:00
Imprimir
Fonte: UNIFA, por Coronel Coutinho e Tenente Pollyana
Edição: Agência Força Aérea

Como parte das comemorações alusivas aos 40 anos de criação da Universidade da Força Aérea (UNIFA), localizada no Rio de Janeiro (RJ), foi lançado, no dia 30/11, o primeiro episódio da série documental intitulado “Da Escola de Aeronáutica à Universidade da Força Aérea”. Desenvolvida por meio de cooperação entre a (UNIFA) e o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), a série documental “Quem viveu mais, viu mais: memórias de um veterano da Força Aérea Brasileira” resgata fatos marcantes vivenciados pelo Brigadeiro do Ar Clovis de Athayde Bohrer, que frequenta o Campo dos Afonsos desde seus primórdios.

As imagens refletiram memórias do Brigadeiro Athayde, desde seu ingresso na Força Aérea Brasileira, em 15 de março de 1941, ano em que foi criado o Ministério da Aeronáutica, até os dias atuais. Suas memórias se mesclam com a própria história da Força. Durante a exibição, o público acompanhou curiosidades acerca dos primórdios da aviação, no lendário Campo dos Afonsos, a gênese da Esquadrilha da Fumaça, a introdução do quadro feminino na Aeronáutica e a criação da UNIFA, bem como relatos sobre importantes monumentos localizados no Campus.

Estiveram presentes, na pré-estreia, o Comandante do Terceiro Comando Aéreo Regional, Major-Brigadeiro do Ar José Madureira Junior; o Comandante e Reitor da UNIFA, Major-Brigadeiro do Ar José Virgílio Guedes de Avellar; o Vice-chefe de Educação e Cultura do Ministério da Defesa, Brigadeiro do Ar José Augusto Peçanha Camilo; e o Comandante da Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica, Brigadeiro do Ar Helmer Barbosa Gilberto; além de Chefes, Diretores, Comandantes e Prefeito de Organizações Militares (OM) sediadas na GUARNAE-AF.

Com mais de 400 espectadores, entre militares e civis das Organizações Militares da Guarnição, após os 50 minutos do episódio, houve aplausos ao protagonista. Logo após, o Major-Brigadeiro Avellar agradeceu a presença de todos, em especial, a do Brigadeiro Athayde e família. “Para mim é uma grande honra prestar essa grande homenagem ao senhor. No decorrer das filmagens, nos tornamos próximos. O senhor é uma grande inspiração para todas as gerações. É exemplo de profissional, militar, pai e ser humano. Obrigado por compartilhar conosco suas memórias, que muito contribuem para a história da nossa Força Aérea”, ressaltou.

Ao receber das mãos do Reitor da UNIFA a réplica do prédio do Comando da Organização, alusiva aos 40 anos e aos 150 anos de Alberto Santos Dumont, o Brigadeiro Athayde agradeceu a homenagem. “Como Decano da nossa Força Aérea, é meu dever e minha obrigação passar para as gerações os meus conhecimentos. Logo, não posso deixar de externar o meu agradecimento ao Major-Brigadeiro Avellar pela oportunidade de ter o privilégio de registrar um pouco da história da nossa FAB, para que as gerações futuras saibam o que ela fez. Esse documentário é para o futuro. Para mim é um privilégio e satisfação ser narrador desse trabalho extraordinário, feito pela UNIFA e pelo DECEA. Tenho muito orgulho de ser da Força Aérea", destacou.

Bastidores

A produção do primeiro episódio da série documental transcorreu durante 14 meses, entre reuniões, coleta de dados, entrevistas, gravações e edições do material. Há previsão de lançamento de mais um episódio em 2024.

Assista aqui à íntegra do primeiro episódio.

Fotos: Soldado Mascarenhas / UNIFA

imagens/original/46638/foto04.jpg
imagens/original/46638/foto06.jpg
imagens/original/46638/foto07.jpg
imagens/original/46638/foto08.jpg
imagens/original/46638/foto13.jpg
imagens/original/46638/foto15.jpg
imagens/original/46638/foto16.jpg